Queimadura de sol: como tratar?

Publicado em 03/07/2017 08:57h

Post Notícias Dicas

268 Visualizações

Queimadura de sol: como tratar?

A região Norte é inegevelmente uma das regiões mais quentes do Brasil. O calor faz parte do nosso cotidianto e é muito difícil fugir do sol no dia a dia. É importante se proteger dos raios solares sempre que possível, seja com bonés, sombrinhas, protetores solar, óculos etc. Sabe-se que a queimadura de sol, a longo prazo, faz mal à saúde.

Não deu para escapar do sol nesse fim de semana? Você está se sentindo mais quente que o sol? Fica tranquilo, vamos dar 4 dicas de como aliviar essa sensação. Mas não esqueça que previnir é sempre melhor que remediar. 

Obs: O tratamento para queimadura de sol com bolhas deve ser orientado pelo médico dermatologista, mas enquanto se espera pela consulta pode-se molhar uma gaze em água fria e deixar sobre a pele, trocando sempre que ela esfriar.

1. Compressas de camomila

A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a diminuir o desconforto causado pela queimadura. Assim, para usar a camomila, deve-se fazer um chá de camomila, deixar na geladeira até gelar e depois molhar uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo no chá. Por fim, deve-se aplicar as gazes sobre a pele queimada pelo sol, deixando-a atuar por aproximadamente 7 a 10 minutos, várias vezes ao dia.

2. Banho somente com água

O sabão e o sabonete podem agredir a pele, favorecendo seu ressecamento e, por isso, em caso de queimadura de sol, o mais indicado é tomar um banho somente com água, sem esfregar a pele. Se a pele estiver muito quente, não se deve tomar banho com uma água muito fria. Na hora de secar, não é recomendado usar a toalha no corpo, deixando-se secar ao ar livre.

3. Hidratar a pele

É importante hidratar a pele logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante à base de plantas medicinais, como Aloe vera, em toda a região queimada pelo sol. Assim o risco da pele descascar é menor e a dor também. Para hidratar a pele de dentro para fora, deve-se beber, pelo menos, 1 litro de água ou sucos de frutas por dia. O suco de abacaxi, melancia e de cenoura com laranja são ótimas opções, pois são ricos em antioxidantes.

4. Alimentos que podem ajudar

Os alimentos que contém ácido alfa-lipóico amenizam a vermelhidão e devem fazer parte do cardápio de quem teve uma queimadura de sol. Alguns exemplos são arroz integral, aveia, quinoa e amaranto. Os óleos vegetais também são boas fontes e podem ser utilizados para cozinhar os alimentos e temperar saladas.

Uma boa dica para tratar naturalmente a queimadura de sol na boca é abrir uma folha de babosa ao meio e passar o gel desta planta nos lábios, várias vezes ao dia, porque ele possui propriedades cicatrizantes que ajudam a regeneração da pele.

Estes são alguns tratamentos naturais para casos de queimadura de sol, quando a pele fica avermelhada, inchada e dolorida, contudo, se o indivíduo apresentar intensa vermelhidão por todo o corpo, febre e bolhas recomenda-se uma consulta médica, pois pode ser necessário tomar algum anti-inflamatório, porque pode ser uma insolação. 

Fonte: tuasaude.com

Laboratório Borborema - Medicina Diagnóstica