Alimentos ricos em fibras são aliados no tratamento da gota

Publicado em 20/04/2017 09:43h

Post Notícias Dicas

1712 Visualizações

Alimentos ricos em fibras são aliados no tratamento da gota

Não é segredo que a dieta rica em fibras tem relação com controle de dores e inchaços provocados pela gota. Um cardápio cheio de proteínas leva à formação de ácido úrico, o elemento que, em excesso, vai parar nas articulações,  causando as dolorosas crises.

Na contramão, cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais provaram, em animais, que as fibras provenientes dos alimentos teriam efeito protetor. “Quando essas substâncias são metabolizadas no intestino, geram os chamados ácidos graxos de cadeia curta”, explica o médico Mauro Teixeira, um dos autores do estudo.

Na experiência, essas moléculas diminuíram a formação de cristais de ácido úrico nas cobaias e, além disso, tornaram o ambiente menos inflamatório. O ideal seria caprichar sempre nos itens fibrosos, como frutas, leguminosas e cereais – e não só durante os ataques. Dê preferência a frutas diuréticas como maçã, laranja, melancia e maracujá na sua dieta, bem como a inclusão de cereais e sementes que atuam como anti-inflamatórios, a exemplo da linhaça e da chia.

Os alimentos que devem ser evitados durante a crise de gota são: coração de galinha, rins, frango e caldos de carne; marisco, peixe, anchovas, arenque, mexilhões, cavala, sardinha, vieiras; aspargos, cogumelos, espinafre; ervilhas, feijões, lentilhas. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, enquanto que o consumo de água deve ser ampliado: 2 a 3 litros por dia. Com essas recomendações, o paciente pode ter uma considerável redução das crises e desenvolver uma melhor qualidade de vida.

 

Fonte: Saúde Abril e Tua Saúde.

Laboratório Borborema - Medicina Diagnóstica